segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tundavala

Quando resolvi ir ao Lubango, o entusiasmo e a expectativa de ver a Serra da Leba eram maior do que qualquer outra. Depois de ver a Leba dei-me por satisfeito.
Apenas com o propósito matar a curiosidade, fui até a fenda de Tundavala. Deixei-me surpreender e encantar por tão maravilhoso feito geológico. O espanto surgiu pela maravilhosa vista que este local oferece, pela sensação de altitude e pela vertigem que se sente quando se olha para baixo. Se um cidadão comum limita-se a apreciar a vista e a aproveitar a sensação de liberdade, eu limitei-me a perguntar-me como...?
A Fenda da Tundavala é um enorme abismo de cerca de 1.500 m. É nos penhascos da Tundavala que termina o planalto central do Huambo. Aqui o planalto tem cerca de 1.800 metros de altitude e cai abruptamente para cerca de 300 metros de altitude, provocando um desnível deslumbrante com fendas colossais na montanha. Daqui se desfruta de uma paisagem magnífica que se estende por dezenas de quilómetros.


Metadados:
ISO:3200
Local Length: 18mm
Abertura: f/18
Velocidade do Obturador: 1/60
Lentes : Nikkor 18-105

Comentário :
Foto tirada em Angola, província da Huíla nas fendas de Tundavala. Esta é uma imagem que vale mais do que as mil palavras que usaria para descrever a imponência desta maravilhosa obra da natureza.
Actualmente o local não tem um miradouro bem edificado e as acessibilidades são péssimas, mas com um carro 4x4 e alguma coragem é fácil de chegar.







Estando na Tundavala é como voar sem tirar os pés do chão...


Metadados:
ISO:400
Local Length: 18mm
Abertura: f/7.1
Velocidade do Obturador: 1/30
Lentes : Nikkor 18-105



















Por do Sol na Tundavala



Metadados:
ISO:640
Local Length: 18mm
Abertura: f/6.3
Velocidade do Obturador: 1/15
Lentes : Nikkor 18-105
Comentário :
Á medida que o sol se escondia no horizonte a paisagem tornava-se ainda mais bonita, pois os raios de sol davam lugar a sombras num lado da fenda e proporcionavam luz noutros, vestindo assim a fenda de um contraste maravilhoso...

Vista de Tundavala

Metadados:
ISO:500
Local Length: 18mm
Abertura: f/13
Velocidade do Obturador: 1/80
Lentes : Nikkor 18-105

Comentário :
Fiquei espantado ao chegar a Tundavala por volta das 18:30 e ter essa vista, tentei configurar a maquina com os parâmetros necessários para captar aquilo que os meus olhos viam, não
consegui na perfeição, uma vez que os raios de sol não paravam de desaparecer no horizonte...

Céu azul em Tundavala


Metadados:
ISO:200
Local Length: 18mm
Abertura: f/13
Velocidade do Obturador: 13.0s
Lentes : Nikkor 18-105






2 comentários:

  1. As fotos estão espectaculares manos... Lindíssimas! Eu sempre tive e continuo a ter curiosidade de conhecer Huíla. Ver essas imagens adoçou ainda mais essa vontade. Foi como sentir uma cereja docinha na ponta da língua (ânsia de querer mais).
    Adorei a personificação à Serra da Leba como " Raínha" e à queda de água como o "Brinco na orelha", o que faltava para realçar ainda mais a beleza da rainha.
    Gostei muito do pôr do sol das Fendas de Tundavala, assim como a imagem das nuvens a envolver a montanha... Muito profissional!
    Estou deveras orgulhosa de ti mano, pelo trabalho magnífico que fizeste e que tenho a certeza que continuarás a fazer. A beleza de Angola deve ser divulgada não por pessoas estranhas ao País, a nação, mas sim por pessoas enraizadas com Angola, os Angolanos.
    Um beijo grande mano
    Love you:)

    ResponderEliminar
  2. Keep Blessed Dawg!!!
    Spoon

    ResponderEliminar